A maioria das pessoas, vivendo a vida atribulada de hoje, não está interessada nos problemas fundamentais da sua própria existência ou não acham tempo para estudar ou meditar sobre o assunto.

Este post é um convite para que você conheça o Espiritismo e seus princípios básicos, assim você poderá ter melhor orientação para sua vida e formará uma opinião correta sobre o assunto. Poderá, também, transmitir às pessoas de seu relacionamento o correto conceito do que é o Espiritismo.

Não é objetivo da Doutrina Espírita e nem deste centro convertê-lo ao Espiritismo.

De que trata o Espiritismo?

O Espiritismo responde as questões fundamentais de nossa vida, como estas:

  • Quem é você?  – Antes de nascer, o que você era? – Depois da morte, o que você será?
  • Por que você está neste mundo? – Por que umas pessoas sofrem mais que outras?
  • Por que alguns nascem ricos e outros pobres? – Por que alguns nascem cegos, aleijados, débeis mentais, enquanto outros nascem inteligentes e saudáveis?
  • Por que Deus permitiria tamanha desigualdade entre seus filhos? – Por que há tanta desgraça no mundo e a tristeza supera a alegria?

Estas perguntas são respondidas pela Doutrina Espírita, baseadas nos ensinos trazidos pelos espíritos.

O que é o Espiritismo?

Espiritismo é uma doutrina revelada pelos espíritos superiores, através de médiuns e organizada (codificada) por um educador francês, conhecido por Allan Kardec. Também chamado Doutrina Espírita, surgiu na França, há mais de um século, em 1857.

O Espiritismo é ciência, porque estuda, à luz da razão e dentro de critérios científicos, os fenômenos mediúnicos, isto é, fenômenos provocados pelos espíritos. Não existe o sobrenatural no Espiritismo.

O Espiritismo é filosofia porque ele dá uma interpretação da vida, respondendo questões como “de onde você veio”, “que faz no mundo”, “para onde vai após a morte”.

O Espiritismo é religião, porque ele tem por fim a transformação moral do homem, retomando os ensinamentos de Jesus Cristo, para que sejam aplicados na vida diária de cada pessoa. Revive o Cristianismo na sua verdadeira expressão de amor e caridade.

O Espiritismo é profundamente diferente das religiões tradicionais. Não tem sacerdotes, nem chefes religiosos. Não tem templos suntuosos. Não tem rituais, nem velas, nem vestes especiais, nem qualquer simbologia. Não adota ornamentação para cultos, gestos de reverência, nem sinais cabalísticos, nem cânticos cerimoniosos (ladainhas, danças ritualísticas, etc.), nem bebida, nem oferendas, etc.

A prática espírita é feita simples (sem exterioridades), sincera (baseada na verdade), fraterna (caridade) e buscando o bem. É o culto do sentimento puro, do amor ao semelhante, do trabalho constante em favor do próximo. Somente o pensamento equilibrado no bem nos liga a Deus e somente a prática das boas ações nos faz seus verdadeiros adoradores. Assim, o Espiritismo procura reviver os ensinamentos de Jesus, na sua simplicidade e sinceridade, sem luxo, sem convencionalismos sociais, sem pompas, sem grandezas, pois, como nos recomendou o Mestre de Nazaré, Deus deve ser adorado “em espírito e verdade”.

 

Qual o objetivo do Espiritismo?

O Objetivo do Espiritismo é a melhoria dos indivíduos, ou seja, a evolução moral da humanidade.

 

Princípios Básicos do Espiritismo

 A existência de Deus – Deus existe. É a origem de tudo. É o criador, causa de todas as coisas. Deus é a Suprema Perfeição.

A imortalidade da alma – Antes de sermos seres humanos filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus. Como espíritos, já existíamos antes de nascermos e continuaremos a existir, depois da morte física. Quando nasce, dizemos que reencarnou; quando morre, que desencarnou.

Reencarnação – Criado simples e ignorante, o espírito é quem decide e cria o seu próprio destino. A evolução requer aprendizado, e o espírito só pode alcançá-la encarnando e reencarnando no mundo, quantas vezes forem necessárias, para adquirir mais conhecimentos, através das múltiplas experiências de vida.

Livre arbítrio – O Espírito possui a liberdade para pensar e agir, segundo a sua vontade. Essa liberdade de decidir, ou livrearbítrio, depende, igualmente, de seu grau evolutivo.

Esquecimento do passado – Não nos lembramos das vidas passadas e nisso está a sabedoria de Deus. Se lembrássemos do mal que fizemos ou dos sofrimentos que passamos, dos inimigos que nos prejudicaram ou daqueles a quem prejudicamos, não teríamos condições de viver entre eles atualmente.

Comunicação com os espíritos – Os espíritos são seres humanos desencarnados. Eles são o que eram quando vivos. Os espíritos agem sobre nós, mas essa ação é quase que restrita ao pensamento, porque eles não conseguem agir diretamente sobre a matéria. Para isso, eles precisam de pessoas que lhes ofereçam recursos especiais: essas pessoas são chamadas médiuns.

 Fé racionada – Para podermos crer na verdade, antes de mais nada, precisamos compreender aquilo em que devemos crer. A crença sem raciocínio não passa de uma crença cega, de uma crendice ou mesmo de uma superstição.

Lei da evolução – Cada um de nós é um espírito encarnado a caminho de Deus. A vida na Terra é sempre uma oportunidade de reajustamento no caminho do bem. A escolha nos pertence. Logo, as consequências boas ou más são resultado de nossas próprias decisões.

Não há céu nem inferno, conforme pintam as religiões tradicionais. Existem, sim, estados de alma que podem ser descritos como celestiais ou infernais. Portanto o Céu ou o Inferno está dentro de nós.

A lei moral – Ninguém está perdido. Cada qual tem a oportunidade que merece. Não há condenação eterna. Deus, que é o Pai Misericordioso e Perfeito, faz chover sobre osbons e os maus, faz com que a luz do sol ilumine os justos e injustos, indistintamente.

Seguir o exemplo vivo de Jesus deve ser o ideal de todo cristão sincero.

Amai-vos uns aos outros” – recomendou Jesus.

 

Informações sobre o Centro

O Centro Espírita Caramuru é uma associação sem fins lucrativos. O Centro possui cópia do Estatuto Social e do Regimento Interno para consulta. Todo o trabalho dos colaboradores é de forma voluntária (não remunerada).

 

Informações sobre o Curso

O Curso de “Iniciação ao Espiritismo” é realizado em aulas semanais de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, ao longo de um ano. Ele é realizado aos sábados no horário das 18 horas às 19 horas e 30 minutos no Centro.

O Curso está previsto para iniciar no primeiro sábado do mês de março.

É necessário fazer inscrição para o curso na secretaria.

O conhecimento do Espiritismo é livre a todos que o desejam, sendo exigida idade mínima de 18 anos. Embora se intitule “iniciação”, não existe nenhum conhecimento proibido ou restrito.